O projeto

Economia Circular

Mafra 2030

— Enquadramento do projeto

A economia circular no território de Mafra

Tendo uma visão futura do que deseja para o seu território, o Município de Mafra pretende que a Economia Circular, seja um modelo cada vez mais integrado pela sociedade nos diversos processos.

Plataforma para a economia circular Mafra 2030

Vantagens da implementação

Incentivar um modelo estratégico de crescimento e de investimento económico regenerativo e restaurador

Promover a eficiência e valorização dos recursos e a minimização dos impactos ambientais

Criar resiliência a longo-prazo e gerar oportunidades económicas e de negócios, enquanto proporciona benefícios ambientais e sociais

— Missão

Incentivar um modelo estratégico regenerativo de desenvolvimento e de investimento económico em Mafra, que potencie a eficiência e a valorização dos recursos, proporcionando benefícios ambientais e sociais.

Os nossos valores

Responsabilidade na promoção e dinamização do diálogo entre os agentes do território, procurando compromissos e acordos fundamentais que potenciem a Economia Circular e o Desenvolvimento Sustentável, a nível económico, ambiental e social, do concelho de Mafra.

Dando o exemplo, em prol do progresso baseado em boas práticas e princípios de Economia Circular, trabalhar de forma aberta e transparente, cativando desta forma os atores do território.

A mudança de um modelo económico linear para a Economia Circular é uma tarefa bastante complexa, pois abrange uma variedade de aspetos da vida quotidiana das populações, das empresas e das organizações. Assim, é necessário apelar à participação das partes envolvidas, devendo estas serem também corresponsabilizadas pelas ações, individuais e coletivas que apoiam a gestão sustentável do concelho.

Incentivar a Investigação e Desenvolvimento (I&D) para inovar nas políticas e nas ações a implementar no território, de modo a tornar eficaz o processo de mudança para uma Economia Circular.

A comunicação do planeamento estratégico do território relativo à Economia Circular, bem como, das ações que se implementarem, deve ser feita de forma coerente com os objetivos que se querem alcançar.

Olhar o território sob a perspetiva de uma visão dinâmica e holística, permite abordar o desenvolvimento em todas as suas dimensões, de modo que a sustentabilidade e a circularidade, sejam palavras-chave para se assegurar uma nova coesão social, económica e territorial.

Eixos Estratégicos e Objetivos

Recursos Vamos preservar!

Preservar o capital natural, evitando a sobre-exploração de recursos não renováveis.

Ambiente Vamos melhorar!

Diminuir a produção de resíduos, as emissões de GEE/outros e a poluição ambiental.

Economia, Competitividade e Inovação Vamos empreender!

Criar oportunidades de emprego/negócios circulares e de benefícios socioeconómicos equitativos.

Qualidade de Vida e Cidadania Vamos contribuir!

Promover melhorias na qualidade de vida das populações.

Sociedade Vamos comunicar!

Disponibilizar à população, informações fiáveis sobre Economia Circular e consciencializar para a temática.