Economia circular
Como funciona?
Na Economia Circular, os recursos devem ser geridos com uma lógica circular de criação e uso, que assenta na desmaterialização, reutilização, reciclagem, compostagem e recuperação dos materiais, através da otimização dos fluxos, tal como acontece nos ecossistemas naturais, em que os materiais nunca se tornam resíduos e a natureza é regenerada.
“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Lavoisier
Diagrama sistémico de Economia Circular
Os 2 tipos de materiais
e respetivos ciclos
Verde
Ciclo Biológico
Inclui os materiais orgânicos de vários setores de atividade, desde a produção (agricultura, pescas, silvicultura, pecuária), transformação (alimentos, têxteis, biotecnologia), distribuição e consumo, até à sua eliminação.
Azul
Ciclo Técnico
Inclui os produtos que são fabricados a partir de minerais ou combustíveis, tais como plásticos, metais, etc., baseando-se na minimização da utilização dos recursos naturais e da energia.
Diagrama Sistémico de Economia Circular (Modelo Borboleta)
Fonte: PAEC 2023-2027 (adaptado de Ellen Macarthur Foundation)
Este modelo circular está referenciado no “Diagrama Sistémico de Economia Circular”
Estes ciclos possibilitam a criação de valor em cascata, através de diferentes utilizações que permitem manter os materiais em circulação durante mais tempo e prolongar a vida útil dos produtos, através de processos como: reutilizar, reparar, restaurar/recuperar, remanufaturar, compostar, valorizar e reciclar, por forma a gerar o mínimo de resíduos possível.
— Economia circular
O que é?
A Economia Circular é um sistema que baseia a produção e o consumo de bens e serviços, no uso eficiente, produtivo e sustentável dos recursos.
Saber mais
Que benefícios proporciona?
Os benefícios da economia circular são vastos e abrangem diversas áreas, tanto ambientais quanto económicas e sociais.
Saber mais
Como agilizar a mudança?
Ter uma mensagem clara e objetiva, que apoie o cumprimento da Missão e Visão do Município de Mafra.
Saber mais